Exercite-se: a importância das atividades físicas no combate ao câncer de mama

Você esta em - Home / Para Pacientes / Exercite-se: a importância das atividades físicas no combate ao câncer de mama

A prática de atividades físicas é cada vez mais incentivada por todos os profissionais da saúde. A maioria das pessoas já está ciente de que os exercícios previnem doenças cardíacas. Entretanto, o que nem todos sabem é que essas atividades também auxiliam na prevenção e combate de diversos tipos de câncer. Entre eles, o câncer de mama, que é a doença mais comum desenvolvida nas mulheres.

Um estudo feito por pesquisadores da Polônia revelou que as mulheres que têm menos chances de desenvolver o câncer de mama são as que dedicam um tempo para exercícios físicos. A incidência da doença em mulheres que não praticam atividades físicas é maior, porque estas têm mais chances de serem de obesas, fator importante no desenvolvimento do câncer de mama.

Por outro lado, mulheres que já estão diagnosticadas com a doença devem começar a se movimentar o mais breve possível, pois os exercícios físicos também auxiliam no combate ao câncer de mama. A movimentação do corpo evita que se formem mais vasos de sangue ao redor do câncer, impedindo a multiplicação dos nódulos.

A atividade aeróbica auxilia diretamente no combate à doença, pois proporciona a mulher o bem estar físico e livra da tensão pós-quimioterapia ou cirurgia. O ideal é dedicar pelo menos cinco horas por semana para praticar exercícios físicos. A maioria das mulheres aposta em caminhadas e corridas, mas existem outras atividades que também podem contribuir no combate à doença, entre elas: musculação e ioga. Esses exercícios praticados duas vezes por semana diminuem o inchaço do corpo e o estresse.

Vale lembrar que, antes de iniciar qualquer atividade física, é fundamental consultar um médico e um educador físico. Esses profissionais saberão indicar os exercícios de acordo com as necessidades do corpo de cada mulher. Além disso, é de extrema importância atentar para fatores como idade, peso, sedentarismo e tabagismo.

Outubro Rosa

Todos os anos, os institutos de combate ao câncer de mama espalhados pelo mundo idealizam o Outubro Rosa. O movimento promove diferentes atividades para estimular a população a participar da prevenção, controle e combate à doença. O objetivo é divulgar informações sobre os riscos do câncer e a importância de fazer o exame de mamografia. Dentre as ações elaboradas durante o Outubro Rosa, estão as corridas e caminhadas, que ocorrem em várias cidades do mundo. Elas visam estimular as mulheres a se exercitarem e chamam a atenção para os benefícios que as atividades físicas trazem à saúde.


Cadastre-se

Nome
E-mail




Desenvolvimento - Web simples brasil

As obras contidas neste site, incluindo todos os gráficos, textos, gravações sonoras e imagens são protegidas pelas leis de direitos autorais e é vedada a cópia, transmissão, exibição, execução sem sua expressa autorização antecipada.